Relacionamento: dar um tempo resolve?
Brigas, falta de respeito e de carinho são alguns ingredientes que demonstram que a relação não vai bem. Há casais que fazem de conta que nada está acontecendo, empurrando para o acaso uma saída.
A falta de comunicação assertiva num relacionamento transformam, muitas vezes, pequenas situações incômodas em discussões e, consequentemente, numa crise. Situações do dia a dia que poderiam ser solucionadas ou resolvidas com um diálogo franco e pontual, acabam por prejudicar substancialmente a relação. Diante disso alguns sugerem um breve distanciamento para colocar as ideias e sentimentos em ordem.
A proposta de dar um tempo no relacionamento, mesmo que por um curto período, é recebida com reserva e desconfiança para a maioria dos casais. E quando a decisão é unilateral, ou seja, quando é sugerida apenas por um dos parceiros, torna-se um fator incendiário já que é vista como oportunidade para a infidelidade. Já outros consideram que a separação momentânea faz com que os parceiros reativem os bons sentimentos e sintam saudades um do outro.
Há também aqueles que não têm coragem de terminar e optam por pedir um tempo como forma de afastar-se gradativamente e, assim, não magoar o outro com um término repentino. Isto é um tiro no próprio pé porque quando este outro se dá conta que o tal tempo era um adeus, pode sentir-se traído e a mágoa transformar-se em vingança.
E ai? O que fazer?
Dar um tempo não é a solução. Esta opção reflete a dificuldade do casal em lidar com os conflitos a dois já que, na maioria das vezes, o afastamento não é usado com o objetivo de pensar a respeito das condições de superação e sim como uma fuga dos problemas.
É preciso compreender que em uma união a dois, ao longo do tempo de convivência, os parceiros se modificam, amadurecem, evoluem. É natural que haja pontos de divergência. Não há relacionamento sem conflitos. Eles são comuns à dinâmica de todo casal. Desejar sentir sempre o mesmo encantamento do inicio do relacionamento é uma armadilha perigosa, uma vez que ao longo deste período os afetos vão encontrando outros sentidos, mais elaborados que podem ser com bases, ou não, em pontos de união do casal. Por isso a necessidade de diálogo entre ambos.
Quaisquer que sejam as razões que conduzam ao desejo de melhorar a relação, um intervalo pode até resgatar o equilíbrio a dois. No entanto, é uma fórmula que alivia os conflitos por um tempo, mas não soluciona. Só camufla.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/psicoblog/post/relacionamento-dar-um-tempo-resolve.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário